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Alguns Conceitos de POO

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Mensagem por Mario Lucio Qua Fev 06, 2008 8:26 pm

Classe: Definição de tipo dos objetos, modelo de objeto.
Objeto: Instância de classe, variável cujo tipo é uma classe.
Atributos: Variáveis de instância, são os dados de um objeto.
Métodos: Funções e procedimentos de um objeto.
Propriedades: Apelido usado para evitar o acesso direto aos atributos de um objeto, onde podemos especificar métodos que serão usados para ler e atribuir seus valores a esses atributos.
Mensagens: Chamada de métodos, leitura e atribuição de propriedades.
Encapsulamento: Conjunto de técnicas usadas para limitar o acesso aos atributos e métodos internos de um objeto.
Herança: Possibilidade de criar uma classe descendente de outra, aproveitando seus métodos, atributos e propriedades.
Ancestral: Super classe ou classe de base, a partir da qual outras classes podem ser criadas.
Descendente: Subclasse.
Hierarquia de Classes: Conjunto de classes ancestrais e descendentes, geralmente representadas em uma árvore hierárquica.
Polimorfismo: Capacidade de redefinir métodos e propriedades de uma classe em seus descendentes.

Estrutura de Units

Vamos examinar o código gerado para um novo Form, identificando as principais seções de uma Unit típica. Crie uma nova aplicação e observe na Unit principal as seguintes cláusulas.
Unit: A primeira declaração de uma unit é seu identificador, que é igual ao nome do arquivo.
Interface: Seção interface, onde ficam declarações que podem ser usadas por outras Units.
Uses: Na cláusula uses fica a Lista de Units usadas.
Type: Na cláusula type fica a definição de tipos, aqui temos a declaração da classe do Form.
Var: Na cláusula var são declaradas as variáveis, aqui temos a declaração da instância do Form.
Implementation: Na seção implementation ficam as definições dos métodos.
End: Toda Unit termina com um end a partir de onde qualquer texto é ignorado.
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Mensagem por Mario Lucio Qua Fev 06, 2008 8:46 pm

Variáveis

No Delphi, toda variável tem que ser declarada antes de ser utilizada. As declarações podem ser feitas após a palavra reservada var, onde são indicados o nome e o tipo da variável. Os nomes de variáveis não podem ter acentos, espaços ou caracteres especiais como &, $ ou % e o primeiro caractere de um nome de variável tem que ser uma letra ou um sublinhado. O Delphi ignora o caso das letras.
Variáveis Globais
As variáveis abaixo são globais, declaradas da Interface da Unit. Podem ser acessadas por qualquer Unit usuária.
var
I: Integer;
Usuario: string;
A, B, Soma: Double;
Ok: Boolean;

Variáveis Locais
As variáveis abaixo são locais ao método, ou seja elas só existem dentro do método, não podem ser acessadas de fora, mesmo que seja na mesma Unit. Na verdade essas variáveis são criadas quando o método é chamado e destruídas quando ele é encerrado, seu valor não é persistente.
procedure TFrmExemplo.BtnTrocarClick(Sender: TObject);
var
Aux: string;
begin
Aux := EdtA.Text;
EdtA.Text := EdtB.Text;
EdtB.Text := Aux;
end;

Atributos
Os atributos são variáveis de instância. Para declarar um atributo em uma classe basta definir o identificador e o tipo do atributo na declaração da classe, feita na seção type da Interface da Unit, como abaixo.
type
TFrmSomar = class(TForm)
private
{ Private declarations }
A, B: Double;
public
{ Public declarations }
Soma: Double;
end;

Encapsulamento

Os principais níveis de visibilidade dos atributos e métodos de uma classe são mostrados abaixo.
Nível Visibilidade
Private= Os itens declarados nesse nível só podem ser acessados na mesma unit
Public=Nesse nível, qualquer unit usuária poderá acessar o item.
Protected=Os itens só poderão ser acessados em outra unit se for em uma classe descendente
Published=É o nível default, igual ao Public, mas define propriedades e eventos usados em tempo de projeto

Classes

Classes são tipos de objetos, uma classe é declarada na cláusula type da seção interface e os métodos são definidos na seção implementation. Examine o código de um Form para identificar os elementos de sua classe.
interface
type
TFrmSomar = class(TForm)
EdtA: TEdit;
EdtB: TEdit;
BtnSoma: TButton;
procedure BtnSomaClick(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;

implementation

procedure TFrmSoma.BtnSomaClick(Sender: TObject);
begin
ShowMessage(EdtA.Text + EditB.Text);
end;
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Mensagem por Mario Lucio Qua Fev 06, 2008 8:55 pm

Objetos

Um Objeto é tratado como uma variável cujo tipo é uma classe. A declaração de objetos é igual à declaração de uma variável simples, tendo no lugar do tipo a classe do objeto.
var
FrmSomar: TFrmSomar; Sleep
Literais

Valores literais são valores usados em atribuições e expressões. Cada tipo tem uma sintaxe diferente.
Tipo|Definição
Inteiro = Seqüência de dígitos decimais (0 a 9), sinalizados ou não
Inteiro Hexadecimal = Seqüência de dígitos hexadecimais (0 a F), precedidos por um sifrão ($)
Real= Igual ao tipo Inteiro, mas pode usar separador decimal e notação científica
Caractere =Letra entre apóstrofos ou o caracter # seguido de um número inteiro entre 0 e 255 (ASCII)
String =Seqüência de caracteres delimitado por apóstrofos.


Constantes

São declaradas na seção const, podem ser usadas como variáveis, mas não podem ser alteradas. Geralmente o nome das constantes é escrito em letras maiúsculas e na declaração dessas constantes não é indicado o tipo.
const
G = 3.94851265E-19;
NUM_CHARS = '0123456789';
CR = #13;
SPACE = ' ';
MAX_VALUE = $FFFFFFFF;
Constantes Tipadas
Na verdade, constantes tipadas são variáveis inicializadas com valor persistente, que podem ser alteradas normalmente, como qualquer variável. A única diferença de sintaxe entre constantes tipadas e simples é que o tipo da constante é indicado explicitamente na declaração. Se uma constante tipada for declarada localmente, ela não será destruída quando o método for encerrado. Para diferenciar das constantes normais, costuma-se declarar estas com letras de caso variável, como abaixo.
const
Cont: Integer = 1;
Peso: Double = 50.5;
Empresa: string = 'SENAC';
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